Redação do Premem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guaíba Futebol Clube - 101 (Aline Vasques e Cleiton Oliveira)

Ir para baixo

Guaíba Futebol Clube - 101 (Aline Vasques e Cleiton Oliveira)  Empty Guaíba Futebol Clube - 101 (Aline Vasques e Cleiton Oliveira)

Mensagem  Aline V. Seg Jun 25, 2012 8:06 pm

Em 25 de dezembro de 1946, alguns remanescentes do São Geraldo - clube extinto um ano antes - reuniram-se para fundar um clube e fazer frente ao SC Itapuí, então o mais velho clube da cidade e o clube das elites.
Estava nascendo o Guaíba F.C., o tricolor do ermo. O Azul, preto e branco originais na camisa buscavam contrastar com o rubro negro daquele que seria seu maior rival o SC Itapuí, ficando o Guaíba conhecido mais tarde apenas como alvi-azul, apesar de estatutariamente continuar sendo tricolor.
Antes do Guaíba F.C haviam outros times que foram extintos um anos antes da fundação do Guaíba F.C, são eles: São Geraldo, União e Flor do ermo. Assim como o São Geraldo o Guaíba utilizou durante muitos anos um campo cedido pelo Sr. Arlindo Stringuini localizado na Rua São Geraldo, conhecido por Campo das Capororocas em virtude de lá existirem muitas capororocas (árvores nativas). Neste campo o Guaíba jogou até 1966.
No esporte o Guaíba logo começou a se destacar no cenário municipal e estadual. Em 1949 conquistou o primeiro título municipal, feito este repetido por outras tantas vezes, a destacar o Penta-Campeonato da Cidade, conquistado de 1967 a 1971.
Ganhando cada vez mais experiência e adeptos, em 1954 o Guaíba chegou a fase final do estadual de amadores, após ter conquistado o título de Campeão Estadual (Região Sul). Em 15 de maio de 1966, depois de ter jogado durante 20 anos no Campo das Capororocas o Guaíba inaugurava o seu próprio estádio, concretizando assim um sonho dos seus fundadores. Nesta data era fundado o novo estádio. Em uma grande festividade ao longo do dia que contou com as presenças do São Jose de Porto Alegre, Celupa, Nacional da Barra do Ribeiro, Cauduro A. Clube e o próprio Guaíba, finalmente concretizava-se mais um sonho dos abnegados torcedores e dirigentes do clube.
Anos mais tarde o estádio foi batizado de Estádio Breno Guimarães, homenagem àquele que muito lutou pela realização deste objetivo.
O Guaíba teve vários clássicos que marcaram sua trajetória, um deles foi o jogo ganho pelo Guaíba por 5x1 frente ao Itapuí em 1949 no campo do adversário, tendo na época um público de mais de duas mil pessoas.
Chegado o ano de 1971 o Guaíba voltava a almejar o título Estadual, se consagrando Vice-Campeão Estadual de Amadores, divisão especial. Já em 1991 na presidência de João Fernando Munhoz foi inaugurado o sistema de iluminação, que proporcionou a disputa de jogos noturnos. Para marcar a inauguração dos refletores novamente um grande torneio marcou o acontecimento.
Com o passar dos anos o Guaíba sem abandonar suas raízes à partir do ano 2000 com uma nova política administrativa sob a presidência de Luiz Mário Green, tomou um novo rumo. As finanças do clube aos poucos foram equilibradas e perspectivas de sonhos mais altos aos poucos foram tornando-se possíveis.
Em 2008, com uma bela campanha o Guaíba acabou sagrando-se Vice-Campeão da Copa Metropolitana (antiga Copa Paquetá), torneio que contou com a participação de 32 equipes de Porto Alegre e grande Porto Alegre.
No segundo semestre do mesmo após 19 anos o clube voltou a disputar o campeonato estadual amador.
Com uma campanha razoável a equipe terminou em terceiro lugar em sua chave, o que não foi suficiente para a classificação à próxima fase. O Guaíba teve aqueles que escreveram a história dentro de campo, jogadores que se destacaram vestindo a camisa do clube, destacando-se Gato preto, Bidê, Cláudio Figueiró, Ari Borba, Corvinho, Bunha, Biguá, Ivo Medeiros, Osvaldo (Cavalão), Maninho e os Montemuros. Hoje o clube busca amadurecimento e o potencial existente na busca de novos objetivos.
Para o futuro o clube busca investimento para a readequação do Estádio Breno Guimarães e consequentemente participação no Gauchão da 2ª Divisão.
A diretoria do Guaíba hoje é formada por:
Presidente: Marcos Porawski
Vice: Tiago Luis Argenton Green
Aline V.
Aline V.

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos