Redação do Premem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Continuação Trabalho de Matheus Teixeira sobre Maçonaria

Ir para baixo

Continuação Trabalho de Matheus Teixeira sobre Maçonaria Empty Continuação Trabalho de Matheus Teixeira sobre Maçonaria

Mensagem  Janaina Martins Seg Jun 25, 2012 11:48 pm

A Maçonaria
Eu nasci-Waldo Bravo
A Maçonaria é uma Ordem Universal formada por homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de constituírem uma Sociedade humana, fundada por Amor Fraternal, na esperança como Amor Á Deus, á Pátria, à Família e ao próximo, com tolerância, virtude e sabedoria e com a constante investigação da verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da ordem, da razão e da justiça, para que o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.

A Maçonaria contemporânea está alicerçada em cinco pontos básicos:
O autodesenvolvimento de seus adeptos, que é conseguido com o estudo de sua filosofia e ritualística, da sua história, da natureza humana e dos mistérios da natureza.
A fraternidade, é conseguida pela doação pessoal, do querer ser fraterno, da aceitação dos irmãos como eles são, da compreensão, do companheirismo, da solidariedade e da convivência.
A participação, é a grande opção do adepto, a ele compete definir a intensidade e a expressão de sua participação. Dela depende sua maior ou menos integração na ordem e como consequência, a sua maior ou menor realização maçônica.
O segredo, que pode ser encarado como a alma da ordem através dos tempos. Foi ele que garantiu e garantirá sua sobrevivência dentro da história. Ele cria de certo modo uma aura de mistério e de misticismo em torno dos rituais e símbolos, quer sendo vislumbrado como coisa sagrada e ou como uma coisa abominada em torno da vida do homem. Essa aura de mistérios faz com que o leigo acabe atribuindo à Maçonaria um grau de importância e relevância maior do que ela tem. O maçom por mais que se corrompa, ou se degenere, jamais revela este segredo.
A disciplina - Ela é a qualidade indispensável ao maçom, necessária em todos os momentos de sua vida; seja na participação dos trabalhos em Loja, seja em sua vida profana. Nos trabalhos em Loja, há necessidade de rigorosa disciplina, no que tange a: frequência, uso da palavra, postura em Loja, abordagem de assuntos, ritualística, observação dos segredos maçônicos, cumprimento dos juramentos e outros que se tornem imperativos para nosso desenvolvimento dentro da ordem.
O Templo Atual
Fundamentos e Missão: É uma associação civil, sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, sendo uma instituição iniciática de caráter beneficente e filantrópico destinada ao cultivo dos princípios da maçonaria Universal, devendo para isso promover a educação e orientação de seus sócios no sentido do exato cumprimento dos deveres morais e sociais, bem como a defesa da liberdade, igualdade e fraternidade universais.
Fundada em 20 de setembro de 1997.
O Patrono
A Casa e o Cipreste
Gomes Jardim: José Gomes de Vasconcelos Jardim (Triunfo, 1773 - 1854) foi um fazendeiro, maçom, médico-prático e militar brasileiro. Foi presidente da república Rio-Grandense durante a Guerra dos Farrapos.
Era casado com Isabel Leonor Ferreira Leitão.
Participou da Revolução Farroupilha desde o início. Foi na Estância das Pedras Brancas, à sombra do Cipreste Farroupilha em sua propriedade, que foi planejado o ataque à Porto Alegre, dando início à guerra.
Depois da prisão de Bento Gonçalves na Ilha do Fanfa, assumiu a presidência da república Rio-Grandense interinamente.
Foi em sua casa em Guaíba que faleceu o também maçom, general Bento Gonçalves, em 1847.
Fonte: site da maçonaria

Janaina Martins

Mensagens : 8
Data de inscrição : 18/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos